quinta-feira, 24 de julho de 2014

Copa do Nordeste 2015 já começou!!!

Por Cassio Zirpoli


No início de junho, a poucos dias da abertura da Copa do Mundo de 2014, os presidentes das nove federações estaduais se reuniram na sede da CBF, no Rio.

Em pauta, as diretrizes do Nordestão de 2015, que irá sofrer uma reformulação.

A aguardada adesão dos clubes do Piauí e do Maranhão está mais do que confirmada, mas o formato acabou desrespeitando a ata votada em 17 de fevereiro, com uma (grave) consequência direta ao futebol pernambucano.

Há cinco meses, participaram representantes dos 16 times do Nordestão 2014, os presidentes das federações estaduais, o mandatário da Liga do Nordeste, Alexi Portela, e a direção do canal Esporte Interativo.

A ampliação do regional, de 16 para 20 clubes, teria a seguinte distribuição:

3 vagas – Bahia e Pernambuco
2 vagas – Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe
1 vaga – Maranhão e Piauí
1 vaga – Atual campeão nordestino
1 vaga – Ranking da CBF, válido apenas para os times da região

ESQUEÇAM ESSE MODELO

Pois hoje na Assembléia do Nordestão esse modelo apresentado pelo presidente da Federação Pernambucana foi derrotada por 8x1.

No modelo aprovado, Pernambuco e Bahia seguiram com três vagas e os demais com das, incluindo as federações incluídas. Eis os classificados:

Pernambuco – Sport, Náutico e Salgueiro
Bahia – Bahia, Vitória e Serrano
Alagoas – Coruripe e CRB
Ceará – Ceará e Fortaleza
Maranhão – Sampaio Corrêa e Moto Club
Paraíba – Botafogo e Campinense
Piauí – River e Piauí
Rio Grande do Norte – América e Globo
Sergipe – Confiança e Socorrense

Desta forma, o campeão nordestino segue sem vaga automática – um erro que fez com que o Campinense, campeão regional em 2013, ficasse ausente em 2014 por não ter conseguido a vaga no Estadual.


O formato deve ser com 5 grupos grupos de 4 times, passando às quartas de final os líderes s os três melhores segundos colocados. Depois, mata-mata.
Apesar do revés político, a FPF ao menos irá realizar o sorteio do Nordestão de 2015. Em 2012 e 2013 os eventos aconteceram em Fortaleza e Salvador, respectivamente.

Nenhum comentário: