domingo, 19 de outubro de 2014

De vilão a herói: Dedé marca, e Cruzeiro bate o Vitória no Barradão

Depois de três derrotas seguidas (Corinthians, Flamengo e ABC - este último pela Copa do Brasil), o Cruzeiro voltou a jogar bem e venceu o Vitória, por 1 a 0, no Barradão, em Salvador, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Marcelo Oliveira dominou completamente a partida e, após muito tentar, foi recompensado no fim. Dedé, tão criticado nos últimos jogos, marcou o gol celeste. 

Com o resultado, o Cruzeiro foi a 59 pontos e aumentou a vantagem na liderança. Na última rodada, a diferença para o Internacional, então segundo colocado, era de seis pontos. Agora, a vantagem aumentou para sete. O novo vice-líder é o São Paulo, que tem 52 pontos.

Na próxima rodada, a Raposa enfrenta o Palmeiras, no Mineirão, quarta-feira, às 19h30. No mesmo dia, o Vitória, por sua vez, duela contra o Corinthians, na Arena Pantanal.

Deficiência nas finalizações

O Cruzeiro tocou a bola com propriedade e dominou os primeiros 45 minutos de jogo. Com mais volume de jogo, o time celeste conseguiu pressionar o Vitória. Faltou, contudo, mais precisão na finalização.

A primeira boa jogada ocorreu aos seis minutos. Alisson recebeu dentro da área, limpou o lance e bateu para a defesa de Wilson. Um minuto depois, Marcelo Moreno recebeu livre na entrada da área, mas chutou mascado para fora.

único susto defensivo foi em um vacilo do zagueiro Dedé, que tentou recuar para o goleiro Fábio de cabeça. Dinei quase aproveitou a chance, mas o zagueiro celeste corrigiu a bobeada. Sem sucesso, o Vitória insistiu nas bolas cruzadas na área. 

No fim do primeiro tempo, os jogadores da Raposa reclamaram um pênalti em Everton Ribeiro. Aos 34 minutos, o armador invadiu a área, mas foi derrubado por Luis Gustavo. O árbitro Raphael Claus não assinalou a irregularidade. O time celeste ainda teve boas chances com Alisson, Lucas Silva e Marcelo Moreno.

Recompensa no fim

O Cruzeiro seguiu melhor no segundo tempo. Pressionou o time baiano e criou boas oportunidades. Aos 13 minutos, a Raposa chegou a balançar as redes com Marquinhos, mas a arbitragem marcou erroneamente impedimento no início da jogada, quando Egídio recebeu lançamento e tocou para o ex-jogador do Vitória.

Aos 24 minutos, outro lance polêmico. Após cobrança de falta para dentro da área, Henrique desviou de cabeça e mandou a bola para o fundo do gol. O assistente atrás da meta assinalou falta de Manoel em cima do goleiro Wilson.

O Vitória assustou nos contra-ataques. Aos 18 minutos, Dinei partiu para cima de Manoel, limpou a jogada, chutou de fora da área, mas Fábio fez boa defesa.

A vitória do Cruzeiro saiu no fim do jogo. Tão criticado nos últimos jogos, Dedé marcou de cabeça. Mayke dominou na direita e cruzou na medida para o defensor completar: 1 a 0.

VITÓRIA 0 X 1 CRUZEIRO

Vitória: Wilson; Nino, Roger Carvalho, Kadu e Juan (Mansur); Luiz Gustavo (William Henrique), Luís Aguiar (Marcos Júnior), Richarlyson, Marcinho e Edno; e Dinei
Técnico: Ney Franco

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Willian Farias); Everton Ribeiro (Eurico), Marquinhos e Alisson (Willian); Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

Cartões Amarelos: Luiz Gustavo, Marcinho e Nino (Vitória). Manoel (Cruzeiro)
Gol: Dedé (Cruzeiro)

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: domingo, 19/10/2014, às 18h30
Árbitro: Raphael Claus – SP (aspirante ao quadro da Fifa)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho - SP (FIFA) e Hernan Vani - SP (CBF)
Público: 19.617

Nenhum comentário: