domingo, 16 de novembro de 2014

O sonho continua vivo

Foto: Retirada do site oficial do Ceará - Christian Alekson/CearaSC.com
Demorou. Para a torcida parece que se passaram outros cem anos. A última vitória do Ceará havia acontecido a mais de um mês contra o Bragantino. O time havia estacionado nos 50 pontos. De lá para cá o Ceará colecionava derrotas. Joinville, Icasa, Santa Cruz e Boa Esporte. Ainda teve um empate com sabor amargo contra o Atlético-GO. Todos esses tropeços desmotivaram a torcida e fizeram muitos não acreditar mais no acesso no ano do centenário. O abandono da diretoria durante o período eleitoral fez muito mal ao clube. Passou. Agora o Ceará tenta viver um outro momento.

PC Gusmão assumiu o Ceará no meio da turbulência. Primeiro havia saído Sérgio Soares. Depois saíram dez jogadores, inclusive titulares. A falta de compromisso de alguns com os interesses do clube levaram o time para o fundo do poço no ano mais importante de sua história. Se não fosse a bela campanha do primeiro turno o Ceará estaria brigando ponto a ponto com o Icasa para não cair. Mas o time ainda segue sonhando com o acesso.

A vitória contra o Vasco por si só já é motivo de comemoração. Por si só, vencer o Vasco da Gama já motiva qualquer time da série B. O Vasco é um daqueles 12 clubes que a CBF trata de maneira diferenciada. É um daqueles clubes que a globo banca e que a cota da TV é fora de qualquer padrão da realidade da população brasileira. Vencer o Vasco é épico para um time do Nordeste que vive da força de sua enorme e apaixonada torcida.

Mas o Ceará não só venceu o Vasco neste sábado, mais do que isso, o Ceará voltou a vencer, voltou a dar orgulho ao seu torcedor, voltou a sonhar com o acesso, e ainda ganhou de brinde, graças a uma combinação impressionante de resultados, uma vaga no G4.

Não dá para relaxar. Existe uma máxima em campeonatos de pontos corridos que é: "Não há mal que aconteça numa rodada que não possa ser revertido na rodada seguinte, assim como não há feito que se faça numa rodada que não possa ser jogado fora na rodada seguinte". Ou seja, é preciso dar continuidade para que essa vitória tenha realmente um peso no final da temporada. Vencer o Vasco e perder para o ABC é mesmo que nada. O Ceará tem que ter uma sequência se quer de fato subir. Vencer o ABC e permanecer no G4 é fundamental para que esse sonho continue vivo e pulsando no coração de cada alvinegro. Não será fácil.

O ABC luta para não cair. Nem o Cruzeiro venceu o ABC em Natal esse ano. O Ceará perdeu para o ABC no turno em que foi campeão. Perdeu no PV por 2 x 1 quando vivia um grande momento na competição. É preciso dar o troco. Para isso o Ceará vai precisar que seus artilheiros voltem a marcar gols. Bill e Magnata tem que voltar a ser decisivos.


Se olharmos para a tabela veremos que esse sonho não é só alvinegro, esse sonho do acesso hoje é compartilhado por oito clubes. Até sexta-feira o Ceará era o nono colocado. O Ceará está apenas um ponto na frente de seus concorrentes mais próximos e apenas a quatro ponto do Sampaio Correa que é o décimo colocado. Se o futebol é dinâmico essa série B é mais ainda. Todos esses clubes deverão dar o máximo para conseguir esse acesso, vai ser bacana de acompanhar.

Curta os jogos em PAZ. Apoie seu clube ao lado de seus amigos e familiares!


Por Carlos Henrique Sousa - @ CHRSousa
carloshenrique.br@gmail.com

Nenhum comentário: