O Ceará Sporting Club deu mais um passo que o aproxima ainda mais dos grandes clubes brasileiros. O clube cearense recebeu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o Certificado de Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta, categoria "A". O clube é o primeiro do estado a receber este documento da entidade máxima do futebol nacional. Nem a FCF era habilitada, sendo provocada inclusive pelo Ceará para tal feito.
Com o novo CT adquirido, faltava ao Ceará justamente este certificado, que dá ao clube uma segurança jurídica perante os atletas por ele formado. De acordo com o Diretor Jurídico do Ceará, Guilherme Magalhães, quem possui esse selo tem a garantia de que um atleta entre 14 e 16 anos só pode sair do clube se este for indenizado, além de receber porcentagens em futuras negociações.
o Alvinegro passa a ser um clube-referência na formação de atletas. Isso faz com que mais jovens tenham o interesse em treinar e se profissionalizar no Ceará Sporting Club, sem a necessidade de sair do estado em busca de uma boa condição de formação, pois agora já encontra no próprio estado um clube que não deixa a desejar para nenhum grande clube do país.
Evandro Leitão, Presidente do Ceará, afirmou que "Para obter esse reconhecimento, o clube tem de atender a uma série de exigências, como apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos, comprovar a participação em competições oficiais, detalhar os programas de treinamento e proporcionar assistência médica e educacional aos atletas. Quem cumpre todos os requisitos recebe o certificado categoria A, com validade de dois anos".
O Certificado tem dois anos de validade, mas acredito que com o trabalho desempenhado pela atual diretoria, fora das quatro linhas, ele será renovado tornando o clube uma referência nacional em formação de atletas.
Essas conquistas devem ser comemoradas, pois é fácil encontrar quem fale mal do nosso futebol e o coloque distante dos centros do sul do país, mas aos poucos vamos provando que com um pouco de organização poderemos chegar no topo do futebol brasileiro. Resta agora esperar para que com um tempo, claro que não é do dia para a noite, surjam as primeiras grandes estrelas, formados na Cidade Vozão.
O custo de se manter um CT do porte que o Ceará possui é altíssimo. Não é qualquer clube que consegue manter tamanha estrutura. O Ceará hoje investe no que poderá lhe render no futuro grandes fortunas. Além de formar atletas de alto nível para fazer parte do elenco, o clube ainda poderá vender jogadores a preços jamais alcançados no nosso futebol, sem contar com o trabalho social que é prestado a nossa sociedade transformando jovens em grandes atletas.
Essa notícia também dá ao sócio-torcedor a certeza de que o dinheiro pago nas mensalidades estar sendo bem empregado e que só com a ajuda de todos teremos um Ceará maior a cada dia.
Curta os jogos em PAZ. Apoie seu clube ao lado de seus familiares!
Por Carlos Henrique Sousa - @ CHRSousa
carloshenrique.br@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário