A primeira fase do estadual já se encerrou. Agora já está separado o joio do trigo. Já sabemos quem vai brigar por uma vaga na semifinal e quem vai brigar para não ser rebaixado. O regulamento do campeonato estadual, pensado dessa maneira por conta de um calendário absurdo, não dá margem a erro e o Horizonte e o Guarani de Sobral, clubes considerados mais fortes dentre os clubes do interior, irão brigar para não ser rebaixados para a série B.
Por outro lado, Quixadá e Maranguape, considerados fortes candidatos ao rebaixamento, estão na segunda fase e irão brigar por uma vaga na semi-final, sem contar que os pontos da fase inicial contam para definir que terá vantagem nas fases finais, logo, cada ponto conquistado tem a sua importância, pois como já é rotineiro em nosso estadual, o clube que chega com vantagem na final costuma levar.
Tenho que ressaltar aqui a bela campanha do Icasa. Líder do grupo A1, Só não não venceu mais jogos que o Ceará S. C.. O Icasa é considerado já a terceira força de nosso futebol. No ranking da CBF é o segundo, só atrás, mais uma vez, do Ceará. Falta ao Verdão do Cariri títulos. O clube não consegue fazer o que o Ferroviário fez, por 9 vezes, quando era a terceira força do futebol. Falta ao Verdão sagrar-se campeão cearense de futebol.
Sei que o Icasa é considerado um dos campeões de 1992, mas esse título não conta para quem quer ser considerado grande. É preciso montar uma grande equipe, fazer uma bela campanha e sagrar-se campeão dentro das quatro linhas e não se aproveitando das trapalhadas da Federação Cearense de Futebol.
Voltando ao resumo do estadual alencarino, o Ceará ficou com a melhor campanha, mesmo estando desagradando a sua torcida, mesmo apresentando inúmeras dificuldades dentro de campo para vencer seus adversários. Bem ou mal, o Ceará venceu seis de seus oito jogos, empatou um e só perdeu a partida em Sobral.
Com 19 pontos e um aproveitamento de quase 80%, o Ceará segue firme no intuito de conquistar o pentacampeonato. O que a torcida quer ver, é se esse rendimento se manterá agora que irá enfrentar justamente os dois adversários mais difíceis, Icasa e Fortaleza.
O Fortaleza, clube que teve uma mudança de diretoria no final de 2014, busca evitar o pentacampeonato de seu rival. Essa foi a promessa de Jorge Mota, na sua eleição para presidente. Os sócios torcedores, que pela primeira vez votaram em uma eleição para presidente no futebol cearense acreditaram e acreditam nessa promessa.
A campanha tricolor não começou bem. O time tropeçou no começo do torneio e Nedo Xavier quase perde o cargo. A goleada sobre o São Benedito, time mais fraco do torneio, e fortíssimo candidato a voltar a série B, começou a mudar o ânimo tricolor, manteve Nedo no cargo e com o empate com o Ceará deu uma erguida nas pretensões tricolores.
Até o clássico pelo Nordestão a torcida tricolor acreditava que seria mais um ano de fracassos, mas a bela partida, mesmo não tendo conseguido a vitória, deu esperança aos tricolores. O time comandado por Correa em campo dominou os alvinegros e mostrou que a o pentacampeonato não virá assim tão fácil.
Fortaleza terminou a primeira fase em terceiro na classificação geral, mas com aquele ar de favorito. 4 vitórias, 3 empate e 1 derrota foi a campanha do Leão. Um aproveitamento de 62%, abaixo do Icasa que teve 67%.
O Guarani de Juazeiro foi o classificado com menor número de pontos. Apenas 10 pontos. Os mesmos 10 do eliminado Guarani de Sobral. A classificação do Guaraju veio nas rodadas finais, garantida por um empate improvável com o Ceará. Livre do rebaixamento, agora o Leão do Mercado vai ter que mostrar que pode mais. Para esse blogueiro é o time que que pode chegar as semi-finais sim, porque para isso só precisará superar o Maranguape na segunda-fase.
Pos Clube PG JG Vit Emp Der GP GC SG Apr. %
1 Ceará 19 8 6 1 1 18 7 11 79.17
2 Icasa 16 8 5 1 2 15 11 4 66.67
3 Fortaleza 15 8 4 3 1 13 7 6 62.50
4 Quixadá 14 8 4 2 2 10 7 3 58.33
5 Maranguape 12 8 4 0 4 11 11 0 50.00
6 Guarani (J) 10 8 3 1 4 11 9 2 41.67
Curta os jogos em PAZ. Apoie seu clube ao lado de seus familiares!
Por Carlos Henrique Sousa - @ CHRSousa
carloshenrique.br@gmail.com
m |
Nenhum comentário:
Postar um comentário