A punição do América Mineiro despertou nossa curiosidade e estamos fazendo esse texto para mostrar os julgamentos feitos pelo STJD no final de 2013 até agora comparando as punições dos clubes.
América Mineiro:
O Joinville entrou com um pedido ao STJD para retirar pontos do América Mineiro pela escalação irregular do Lateral Eduardo ex-Palmeiras, Vitória alegando que o jogador atuou por três equipes: São Bernardo, Portuguesa e agora o América/MG. O clube perdeu 21 pontos e está em último lugar com 12 pontos, 13 atrás do América/RN (primeiro clube fora da zona de rebaixamento).
Código onde o clube foi punido: Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de escalações irregulares e fala em "incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida."
Artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que foi atualizado neste ano. "Um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF", aponta o código.
Opinião: Punição correta, mas poderia ser diminuída para seis a no máximo doze pontos, já que o atleta atuou em somente 4 jogos irregularmente. Agora o clube tenta recorrer, se persistir nessa punição dificilmente ficará na Série B próximo ano, uma pena para um clube que estava brigando pelo G4.
ABC e Novo Hamburgo:
O Novo Hamburgo foi excluído da Copa do Brasil pelo irregularidade no meia Preto Costa, que devia cumprir dois jogos de suspensão (cumpriu somente um contra o J.Malucelli), e assim o clube potiguar garantiu a vaga na próxima fase e já eliminou o Vasco e irá enfrentar o Cruzeiro. Clube foi punido nos mesmos códigos do América/MG.
Opinião: Decisão acertada.
Grêmio:
O Grêmio foi punido com a exclusão na Copa do Brasil, pelos insultos racistas ao goleiro Aranha do Santos, durante a derrota de 2 a 0 na Arena do Grêmio. As investigações ainda continuam no âmbito policial, mas a decisão esportiva já foi tomada.
Opinião: Decisão acertada.
Icasa e Botafogo-PB:
O Icasa e o Botafogo-PB foram excluídos da Série B e C, mas por enquanto os clubes continuam disputando as competições. O Icasa foi a Justiça Comum reivindicar o direito a ascensão para a Série A pela escalação irregular do jogador Luan do Figueirense, mas a corte foi contrária a decisão pelo simples fato de já ter passado o tempo do processo, sendo assim arquivado. Já o Botafogo-PB foi punido por descumprir a ordem de não mandar os jogos no Almeidão (estádio que estava em reforma), o clube jogou no estádio contra o Sport, pela Copa do Nordeste.
Opinião: Decisão arbitrária, ainda bem que pelo menos por enquanto os clubes continuam nas suas respectivas séries.
Tiradentes-CE, Brasiliense, CRAC, Metropolitano e Betim-MG:
O Betim foi excluído da Série C por não pagar sua dívida com o The Strongest da Bolívia pelo atacante boliviano Pablo Escobar, assim abriu margem para vários clubes pleitearem a vaga, mas o CRAC de Catalão voltou a disputar a Série C mesmo rebaixado para a 4ª divisão ano passado.
Opinião: Decisão complicada, mas se era para dar a vaga para um que seja para o CRAC.
Fluminense e Portuguesa:
O mais controverso de todos, o meia Hevérton entrou no últimos dez minutos no jogo contra o Grêmio na última rodada do Brasileirão, o jogo teve o placar de 0 a 0 resultado que manteve a Portuguesa na 1ª divisão. No mesmo dia houve uma denúncia que o meia estaria irregular, o que influenciava na composição do campeonato e o Fluminense se salvaria, rebaixando a Portuguesa. Foi o que aconteceu.
Opinião: 10 minutos mudaram 38 rodadas, o que está errado. A Portuguesa deveria ter ficado na Série A, e como punição por ter escalado jogador irregular deve amargar a Série C no próximo ano.
Vasco e Atlético/PR:
Clubes foram punidos pela cenas de selvageria e pancadaria no confronto entre os dois pela última rodada do Brasileiro, o clube carioca foi com seis mandos de suspensão (3 sem torcida) e o clube paranaense foi punido com 9 jogos de suspensão (4 sem torcida). O Vasco está disputando a Série B e o Atlético disputou a Libertadores.
Opinião: Decisão acertada, mas poderia ter igualado as punições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário