quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Joinville vence e volta a Série A depois de 28 anos.

Ontem a cidade de Joinville e seus quase 500 mil expectadores pararam para ver o acesso do Tricolor do Norte Catarinense a 1ª divisão, algo que não acontecia à 28 anos. Nos últimos anos o Joinville em uma virada espetacular saiu de um clube que estava sem divisão (2008 e 2009) para a Série A do Brasileiro, além do mais brigando pelo título da Série B com a Ponte Preta.

A classificação veio diretamente do Maranhão em um jogo eletrizante, o Joinville venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 1 (gols de Everton e Fernando Viana JEC e Willian Paulista para o Sampaio). O Tricolor do Norte começou impondo seu futebol no 1º tempo abrindo rapidamente 2 a 0 no placar (um gol aos 19 e o outro aos 23 minutos), depois disso o torcedor maranhense começou a vaiar seu time que acabou acordando e buscou de forma desenfreada o empate que não daria a vaga para o Joinville. No 2º tempo, Willian Paulista aos 19 minutos diminuiu o placar dando mais emoção a partida, o ataque do Sampaio principalmente o jogador Pimentinha tentou acabar com a festa jequeana o que acabou não ocorrendo, e a festa no Maranhão se estendeu até Joinville em um grito preso do acesso.


Em 2010, o JEC herdou a vaga do Nacional/AM em uma decisão do STJD, o clube amazonense tinha conquistado o 2º lugar da competição e o clube catarinense conseguiu o acesso para a Série C.

Em 2011 em campanha quase perfeita o Joinville conquistou o título da Série C do Brasileiro no grande trabalho do técnico Arturzinho (hoje está sem clube) e artilharia bem isolada de Ronaldo Capixaba (hoje está no Estrela do Norte/ES).

Em 2012 começou a peregrinação para subir o degrau mais ingrime do país e por duas vezes quase que conseguiu o tão sonhado acesso ficando tanto em 2012 e 2013 no 6º lugar, porém nesse ano o bom trabalho do presidente Nereu Martinelli, da comissão técnica comandada pelo desconhecido Hemerson Maria ex-Avaí e CRAC conseguiu dar um padrão tático e técnico ao bom elenco jequeano.

Falando em elenco, o Joinville tem bons atletas em todas as posições do campo começando pelo bom goleiro Ivan, o lateral Edson Ratinho ex-São Paulo e Inter, o zagueiro Bruno Aguiar ex-Santos e Sport, o volante Anselmo ex-Palmeiras e Genoa e Everton ex-Cruzeiro, o meia Marcelo Costa ex-Grêmio e Palmeiras e o atacante Edigar Junior ex-Atlético/PR além de bons jogadores no banco de reservas.


Muito se comenta que a subida do JEC ratifica o bom momento dos clubes catarinenses no cenário nacional, clubes que são muito forte regionalmente e em termos de 2ª divisão, porém não podemos comparar a força desses times perante aos grandes clubes do país em termos de investimentos e plantel.

Uma das grandes revelações do Joinville foi o volante Ramires ex-Cruzeiro e que hoje atua no poderoso Chelsea que parabenizou o clube pela conquista tão significativa para história do clube.


Parabéns ao Joinville Esporte Clube que aos seus 38 anos volta a maior competição do país.

Nenhum comentário: