Um empate..... apenas um empate separa o Atlético da classificação na Libertadores. Falando assim parece fácil, mas não é! Altitude, time desorganizado e pressão da torcida adversária serão os principais problemas para o Furacão.
A Altitude, sem dúvida, será o principal desafio que o Atlético terá que superar. Jogar a 3660 metros acima do nível do mar não é nada fácil. Em 2002 o Furacão já teve que enfrentar a altitude de La Paz e o resultado? Mesmo ganhando por 5 a 1 sofreu o empate, tudo por causa da maldita altitude.
Por isso o Atlético fez uma preparação especial. Os jogadores fizeram um treinamento intensivo e os goleiros treinaram com bolas de vólei, pois como disse o Preparador de Goleiros do Atlético, Luciano, na altitude a bola sofre uma variação muito grande durante a trajetória.
O Atlético já está concentrado em Santa Cruz de la Sierra, cidade que próxima ao nível do Mar. Muitos se questionam porque do Furacão não ter ido antes a La Paz para se "adaptar" a altitude, mas segundo o especialista do Departamento Médico do CAP, Luiz Gustavo Emed, uma adaptação "de fato" ao ar rarefeito de La Paz levaria de 3 à 4 semanas, por isso que o Atlético optou em ficar em Santa Cruz de la Sierra e ir, por um voou fretado, à La Paz bem em cima da hora do jogo. Desse modo, os jogadores do Atlético estariam menos tempo expostos à altitude e assim o efeito dos 3660 metros seria menor.
Miguel Angel Portugal, que já treinou o Bolívar, acredita que o principal problema do Atlético não será a falta de oxigênio em decorrência do ar rarefeito, mas pela diferença da velocidade da bola:
O Atlético é 2° colocado do Grupo 1 da Libertadores com 9 pontos, na classificação geral tem a mesma pontuação do já classificado Atlético-MG e do Lanus, líder do seu grupo, porém o Atlético não vem jogando bem, não vem convencendo o torcedor, se mostra um time sem organização e principalmente sem uma meio de campo atuante, que faça a ligação defesa e ataque. Essa deficiência pode ser mortal para o Atlético, principalmente se estiver perdendo o jogo, mas não é hora de criticar "A ou B", só estou levantando um provável obstáculo para o sucesso do Atlético na Bolívia.
08/04 é o dia do jogo, mas também é aniversário de 106 anos do Strongest. A torcida local promete fazer uma grande festa, lotar seu estádio, Hernando Sile, que tem capacidade para 38 mil pessoas, e fazer história: Passar pela 1° vez da Fase de Grupos da atual Libertadores(digo atual pois antigamente o formato era diferente). Além de tudo isso, o clube boliviano oferece luvas de 120 mil dólares para a classificação. Casa cheia, aniversário do Clube, motivação financeira e a possibilidade de fazer história farão com que o time do Furacão sinta uma grande pressão, principalmente por ser um time jovem e que nunca jogou uma Libertadores(exceto Mirabaje e Adriano)
Falando de Adriano, o Imperador viajou para a Bolívia, assim como Manoel que era dúvida por ter sofrido um entorse no joelho e no tornozelo esquerdos, porém Felipe não se recuperou a tempo também de um entorse no tornozelo esquerdo e ficou de fora. Confira a Lista dos jogadores:
Adriano, atacante;
Carlos César, lateral-direito;
Cleberson, zagueiro;
Crislan, atacante;
Deivid, volante;
Drausio, zagueiro;
Ederson, atacante;
João Paulo, volante;
Léo Pereira, zagueiro;
Manoel, zagueiro;
Marcelo Cirino, atacante;
Marcos Guilherme, meia;
Matías Mirabaje, meia;
Mosquito, atacante;
Natanael, lateral-esquerdo;
Paulinho Dias, volante;
Santos, goleiro;
Sueliton, lateral-direito;
Weverton, goleiro;
Zezinho, meia.
A equipe rubro-negra fez o último treinamento na tarde de segunda feira(07) e agora apenas fica em concentração para o jogo. The Strongest X Atlético Paranaense será as 19h45(horário de Brasília) e será transmitido pela Fox Sports "1".
Escrito por: @OrgulhoCAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário