Após o acontecimento que é um dos momentos mais importantes na vida de um homem, que é ser pai, eu passei a voltar frequentar o BNB Clube de Fortaleza. O meu filho nada diariamente no clube como atleta mirim. No BNB Clube, apenas na sede aldeota, existe uma estrutura com 4 piscinas, sendo duas de 25m, uma de hidroginástica e uma infantil e 4 quadras todas cobertas. Está longe de ser um clube modelo, mas é um clube na essência da palavra, que é utilizado pelas famílias cearenses para desporto e lazer.
Fortaleza não é um cidade que tem a cultura de clubes. Fortaleza possui um litoral com diversas praias que sempre acomodaram a sua população nas práticas de lazer e até esportivas, apesar de eu considerar nosso litoral subutilizado.
Com a realidade atual de violência, e rotina pesada, é bem mais interessante para uma família o conforto de um clube, principalmente sendo próximo a sua residência, do que ir a praia, mais distante e sem nenhuma segurança, além de não ter orientação para práticas esportivas.
O fato é que existe em nossa cidade um enorme potencial para a frequência em clubes que não é aproveitada por nenhum dos "times" de nossa capital. Apesar dos nomes, Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube e Ferroviário Atlético Clube, os "times" cearenses passam longe de serem clubes.
Houve um crescimento recente em termos de escolinhas de futebol, principalmente com os Centro de Treinamentos de Ceará e Fortaleza, mas ainda não são clubes utilizados para a prática de diversos esportes. Não temos piscinas para prática de natação, quadras para futsal, voleibol, basquete e handebol, quadras de tênis, pistas para provas de atletismo etc. Falta uma imensidão para serem clubes de verdade.
Falta estrutura em nossa cidade para que as nossas crianças se desenvolvam no mundo esportivo, as escolas, por mais caras que sejam suas mensalidades, não oferecem nenhuma estrutura de ponta para a prática de nenhum esporte, quase nenhuma possui uma piscina de natação, e quando possuem estão mais para pequenos tanques do que para uma piscina que possa formar atletas, as universidades também não oferecem grandes equipamentos, a Unifor é a que se aproxima mais, mas ainda assim de forma bem acanhada, e nem com o país sediando as próximas olimpíadas não vi uma melhora significativa nessa área. A única coisa que apareceu foi a construção de um Centro Olímpico que ainda não foi entregue, mas que deverá ser importantíssimo para os atletas cearenses.
Agora pergunto, o que falta a Ceará e Fortaleza para investir de verdade no esporte cearense? Porque não aproveitam esse momento de democracia e de modernização dos clubes e em vez de discutirem asneiras e trocarem acusações não pensam em um futuro grandioso para os nossos clubes. Porque não aproveitam o aumento do poder aquisitivo da população e trazem as famílias para dentro dos clubes e assim conseguem fidelizar seus sócios independente do resultado dentro de campo. Porque não se tornam clubes na essência da palavra?
Não tenho dúvida que se o equipamento fosse bom teríamos várias famílias interessadas em se associar e participar do dia a dia do clube. Tenho certeza que se fizessem um projeto bacana poderiam conseguir financiamento para a construção e seria até de interesse do governo, mas falta vontade de quem está a frente dos clubes. Sei que não é fácil, o dia a dia desses clubes são de diversos problemas e a torcida quer é resultado dentro das quatro linhas, o próprio número de sócios hoje varia de acordo com o rendimento do time, mas se invertêssemos essa lógica, se houver investimento em transformar o time em clube, certamente o clube passaria, em pouco tempo, a viver com as contas saneadas independente do desempenho do time. O clube passaria a fidelizar bem mais seus torcedores. Da forma como eu hoje adotei o BNB Clube para o desenvolvimento esportivo de meus filhos, muitos torcedores iriam querer que seus filhos frequentassem os clubes que torcem para praticar esportes. O que hoje é sonho pode virar realidade no futuro.
Curta os jogos em PAZ. Apoie seu clube ao lado de seus familiares!
Por Carlos Henrique Sousa - @ CHRSousa
carloshenrique.br@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário