Em noite abençoada, Holanda goleia e mantem viva as chances de passar de fase. Sai mazela, acho que podemos dizer que essa é a melhor palavra para definirmos esse momento que a Holanda vivia, uma verdadeira mazela, uma nuvem negra aos arredores da Holanda, mas nessa noite fria em Amsterdam, a seleção voltou a mostrar aquele futebol parecido com o futebol apresentado na copa do mundo aqui no Brasil.
A Letônia iria entrar em uma noite nada boa. As coisas iriam ficar muito ruins para o lado da Letônia logo no começo do jogo, quando a 1 minutos de jogo, Robben lança na área, a defesa da Letônia consegue interceptar a bola, mas Van Persie domina de costas para o gol e toca para Afellay do lado esquerdo, que nem domina e chuta da primeira no canto esquerdo do goleiro, a bola beija a trave e volta nos pés da defesa da Letônia que tira a bola da área.
A pressão para o lado da Letônia iria ser muito grande, tanto que logo 3 minutos depois a Holanda já chegava novamente, agora era para abrir o placar do jogo, Van Persie tocaria no fundo para Robben que correu e pegou a bola com a esquerda, ele voltou com a bola, e foi voltando com a bola e puxando para a perna esquerda, ele tem um angulo perfeito, cruza a bola certinha na cabeça de Van Persie, ele tem apenas que pular para cabecear para dentro do gol. Marcando o primeiro gol da Holanda na partida e o primeiro dele no jogo. E Guus iria ficando mais aliviado, porque as coisas não estavam nada boa para o lado dele.
Aos 17 minutos de jogo, a Letônia iria levar perigo ao gol da Holanda, quando J. Ikaunieks roubou a bola de Blind e lançou na cabeça de Sabala, que tocou com a cabeça para fora, levando um pouco de perigo a meta de Cillessen. Guus iria ficando cada vez mais apreensivo, pois queria logo que o segundo gol saisse, para que ele ficasse mais tranquilo. Ele estava mais agitado nessa partida, não ficou sentado em minuto algum, diferentemente da partida contra o México que quem dava as ordens era seu auxiliar Danny Blind.
Aos 21 minutos de jogo, a Holanda estava com 81% de posse de bola, a Letônia não sabia o que era ficar com a bola no pé, a não ser quando tinha que tirar da sua defesa, então para assegurar ainda mais a posse da bola, Afellay receberia a bola na esquerda, traria a bola para dentro e chutaria, o goleiro iria fazer uma boa defesa, colocando a bola para fora. Aos 33 minutos, Sneijder lançou a bola para Van Persie que cabeceou a bola para o gol, o goleiro letã, Kolinko, segurou a bola firme e saiu para o jogo. Mas logo a bola voltaria para o pé dos jogadores holandeses, e Robben roubou a bola e veio para cima com velocidade, chegou perto da grande área e tocou para Van Persie, que dominou e tocou de volta para Robben, o craque holandês dominou a bola e veio puxando a bola e todos os seus marcadores consigo, ele olhou Kolinko adiantado e chutou de fora da área, proporcionando aos torcedores holandeses um gol maravilhoso, um gol lindo, marcando o primeiro dele o segundo da Holanda no jogo.
A seleção letã não sabia como parar o ataque holandês, eles se fechavam de todas as formas, mas os holandeses conseguiam achar espaços mesmo de onde não tinha e chutar para o gol.
Aos 41 minutos, Sneijder inicia o contra ataque, ele vai levando a bola em velocidade, toca na esquerda para Afellay que cruza rasteiro na área, Hunterlaar e Van Persie vão se movimentando na área, mas a bola vai certinha no pé de Hunterlaar que apenas escora para dentro do gol, marcando o terceiro da Holanda no jogo e o primeiro dele.
Terminava assim o primeiro tempo de jogo, a Holanda massacrando a Letônia, com 75% de posse de bola, e com 8 chutes a gol, enquanto o adversário tinha 25% de posse de bola e apenas um chute a gol, as coisas não estavam nada fácil para o lado da seleção letã. E as coisas iriam piorar ainda mais no segundo tempo.
“Ainda bem que a equipe está jogando melhor, precisávamos disso, uma boa exibição, para dá uma resposta a essa torcida maravilhosa que nós apoia a cada partida que jogamos aqui, mesmo não jogando um bom futebol eles comparecem a todos os nossos jogos, só tenho que a agradecer a cada um torcedor que veio para cá, e para aqueles que também não vieram deixo aqui meu muito obrigado por todo o apoio, agora falando do jogo estamos bem, temos que melhorar mais na parte defensiva, pois estamos dando espaço para a Letônia e hoje em dia você vê que viradas sempre existem, e não podemos deixar que aconteça conosco, principalmente hoje.” disse o craque holandês, Arjen Robben, que iria assegurando a cada minuto que passava o emprego de Guus Hiddink.
Voltamos ao segundo tempo de jogo, as duas seleções voltaram sem nenhuma modificação, mas a Holanda parecia que estava perdendo e foi para cima com tudo, tivemos momentos que os dois zagueiros da seleção holandesa estava na linha do meio de campo, a pressão era muito grande em cima da seleção letã, que apenas se defendia, e se defendia muito mal, mas conseguia ensaiar alguns contra-ataque que levava um certo perigo a meta de Cillessen, tanto que aos 53 minutos de jogo, em boa triangulação dentro da grande área da Holanda, conseguiu chutar uma bola que passou beijando a trave. Cillessen apenas tirou com os olhos.
Mas um tal de Arjen Robben estava impossível, ele fez tudo em Amsterdam, menos chover, mais do resto fez de tudo, e aos 57 minutos de jogo, ele cobraria uma linda falta, a bola por capricho, beijou a trave e voltou para os pés da defesa letã, ele ficou indignado pelo fato de a bola não ter entrado no gol. Mas ele poderia ficar tranquilo, porque ele ainda iria deixar mais um gol.
A parte defensiva holandesa estava muito bem dentro do jogo, Bruma e De Vrij estavam fazendo uma boa partida, e nada melhor para contemplar a defesa do que um gol, e aos 76 minutos, em um escanteio da direita para a esquerda, Sneijder cruzou a bola na cabeça de Van Persie que escorou para Bruma que tocou na bola, empurrando para dentro do gol e marcando o quarto gol da Holanda e o primeiro gol dele com a camisa da Laranja Mecânica.
Aos 81 minutos, como dissemos logo em cima, Robben faria um gol com a assinatura do estilo dele, puxando a bola para a perna esquerda e chutando, e foi assim que aconteceu, quando ele pegou a defesa letã totalmente desorganizada e bateu para dentro do gol, Kolinko nada podia fazer, até porque nesse quesito, puxar para dentro e chutar, ele é mestre, então o mestre não erra, e ele foi moral mais uma vez, marcando o quarto gol da Holanda e o segundo dele.
Para finalizar, mesmo apagado dentro do jogo, Hunterlaar deixaria o segundo gol dele na partida, quando aos 88 minutos de jogo, Sneijder tocaria para a ele, Hunterlaar faria o famoso “pivô”, girou em cima da defesa letã e fuzilou o gol de Kolinko, que sairia de Amsterdam com o saco cheio de gols.
E a partida terminaria assim, Holanda 6 – 0 Letônia. Então todos os jornalistas voltariam os olhos para o treinador holandês, que era só sorrisos, vale lembrar que antes do amistoso contra o México, ele disse que se perdesse o jogo contra a Letônia, iria pedir demissão, mas conseguiu sair com uma belíssima vitória de Amsterdam.
Já na coletiva, Guus foi perguntando sobre a sua situação no cargo da seleção, e ele respondeu da seguinte maneira, “Não sei como ficará, não sei se serei o treinador da seleção em Março, quando teremos um novo compromisso, tenho consciência que conseguimos sair de campo hoje com os 3 pontos, e foi isso que eu prometi a torcida holandesa, que iriamos ganhar hoje, então estou feliz por ter cumprido junto com meus jogadores a promessa que fizemos junto a nossa torcida, faço das palavras do Robben as minhas, obrigado por tudo, temos que agradecer pelo carinho e pela confiança depositada mais uma vez no nosso trabalho.”
A Holanda conseguiu respirar aliviada nas eliminatórias para a Eurocopa 2016 na França, pois com essa vitória chegou aos 6 pontos.
A nota ruim fica por conta de Daley Blind, que se machucou logo no primeiro tempo, aos 20 minutos, irá ficar de molho durante no mínimo 1 mês. Notícia nada boa para o Manchester United, que já não conta com De Gea e com Rojo, também machucados.
Estatísticas:
Melhores Momentos:
Escalações:
Classificação (GRUPO A):
Resultados (GRUPO A):
Nenhum comentário:
Postar um comentário