terça-feira, 2 de setembro de 2014

Queda de Oswaldo gera surpresa?

Oswaldo de Oliveira, não é mais técnico do Santos Futebol Clube.
As seguidas derrotas fora de casa, após o retorno do campeonato depois da Copa, culminaram na decisão da diretoria, que agiu rapidamente e contratou o treinador Enderson Moreira, que deve assinar na próxima quarta feira.
Oswaldo, já não vinha agradando a torcida desde as finais do Paulista, quando o time perdeu o título para o Ituano. Para o próximo jogo, contra o Vitória/BA, Zinho deve dirigir o time. Nesta passagem pelo Santos, Oswaldo comandou o time em 44 jogos, com 25 vitórias, 9 empates e 10 derrotas.
Segundo o ex-treinador santista, "fui pego de surpresa, não esperava. Estou acostumado a trabalhar com planejamento a médio e longo prazos, como aconteceu na maioria dos clubes pelos quais passei. Mesmo em algumas derrotas no Brasileiro, o time se portou bem, sendo até merecedor da vitória. Sentia os jogadores empenhados e tinha a certeza de que a equipe evoluiria ainda mais. Queria aproveitar para agradecer o comprometimento de cada um deles e de toda minha comissão técnica. Foi muito emocionante a despedida no vestiário", disse Oswaldo. O ponto alto para tal decisão foi o fato do time não ganhar nenhum jogo como visitante, desde a volta da Copa, 5 jogos.
Para o lugar de treinador, vem Enderson Moreira, que já estava bem encaminhada sua ida para o Vasco da Gama, porém, como no futebol quem dá mais leva, ele fechou com o Santos. Enderson é da "safra" nova de treinadores que estão aparecendo. Seu contrato com o Santos é estimado em R$ 230 mil, com bônus consideráveis por conquistas e seu vínculo vai até dezembro de 2014, podendo estender até o final de 2015. Enderson tem 42 anos e já dirigiu Fluminense, Goiás e Grêmio, seu último clube, que saiu após derrota para o Coritiba, pela 12ª rodada no Brasileirão.
Até que ponto é vantagem demitir o treinador que está desde o começo do ano e chega o outro que não conhece o elenco. Sai Oswaldo, chega Enderson. Será que os resultados virão?

OPINIÃO:

Oswaldo veio para o Santos, no final do ano passado, montou um planejamento para o ano de 2014, mesmo não sendo um nome que gerava unanimidade, vieram contratações de peso, como Damião, Renato e mais recente Robinho, outras de pouca expressão, como Rildo, Lucas Lima e Bruno Uvini. A diretoria investiu mais de R$ 50 milhões nesta temporada e os resultados não vieram. Será que demitir agora, faltando 20 rodadas para o término da temporada é o correto? E agora, a chegada de Enderson Moreira chegando, qual será o planejamento? Ele continuará o que Oswaldo está fazendo ou fará um "bota-fora", promovendo jogadores e encostando outros. Talvez os resultados apareçam com a chegada do Enderson, mas acredito que a diretoria já deve é pensar no planejamento de 2015, e ter mais cuidado nas contratações, que foram muito mau feitas nesta temporada.

Nenhum comentário: