sexta-feira, 23 de maio de 2014

Futebol moderno: Bonito e incômodo

           Quando trata-se de 'futebol moderno' o que não faltam são polêmicas em torno do assunto, muitos veteranos que acompanham o esporte dizem até mesmo que o futebol está perdendo suas virtudes. Novas regras, proibições, elevados preços dos ingressos, dificuldades no acesso entre outros estão sempre em debate.

 
             Que os estádios ficaram bonitos, mesmo que alguns ainda não estejam 100% não há duvidas, mas já era de se esperar pelo fato de ter um imenso investimento de 35 bilhões de reais. Quase o triplo gasto na ultima edição do evento, enfim, é o que faz os olhos do brasileiro brilharem e o bolso "chorar".
            A primeira a se manifestar, recentemente, contra o tal assunto foi o Grêmio Gaviões da Fiel Torcida no estádio, em notas oficiais e em redes sociais. Após essa iniciativa várias pessoas apoiaram a ideia devido ao descontentamento com as imposições da CBF e até mesmo dos clubes de futebol por não contestar as decisões tomadas. Os preços abusivos dos ingressos foi o principal alvo dos protestos. E não é só o torcedor corinthiano que vem sofrendo com os preços altíssimos... Flamengo, Fluminense, Atlético Paranaense e outros subiram o preço do ingressos desde o ano passado e conta com um publico distante daquele de até 3 ou 4 anos atrás, às vezes contando somente com os membros das organizadas.  
           A tendência talvez seja piorar, pois dirigentes de alguns clubes já disseram que pretendem manter ou aumentar tais valores. Em campo, talvez o futebol brasileiro esteja em uma de suas piores fases e mesmo que estivesse no auge não deixaria de ser o futebol, o espetáculo, a festa do 12º jogador que está sendo ignorado. O futebol brasileiro não foi feito para as classes mais abastadas e sim para a "minoria", não falando em números, é claro, mas levando em conta um país que já apresenta uma desigualdade social alarmante isso só vem a piorar toda a situação. O futebol é a paixão do país, mas não deixa de ser um esporte e desde que chegou ao Brasil não foi elitizado, então qual a razão para ser agora? O futebol é para todos.

Nenhum comentário: