sábado, 30 de agosto de 2014

2014 com cara de 2013

Ano: 2013
Série: A
Flamengo x Vitória: Estréia de Ney Franco
Posição na Tabela: 14º

Ano: 2014
Série: A
Vitória x Flamengo: Estréia de Ney Franco
Posição na Tabela: 20º






A única coisa diferente da estréia de outrora é a posição na tabela. Naquele certame, brigávamos para nos afastar da zona. Terminamos com a melhor colocação de um time nordestino na era dos pontos corridos (5º). Este ano, brigamos para sair da última posição do campeonato e não sermos rebaixado. Missão dificil. Temos que ganhar 10 partidas de 22 a serem disputadas. Fórmula utilizada pelo presidente do "pé de gelo" Carlos Falcão: Ney Franco e 'gringos' no time.

Ano passado, esta fórmula, deu certo! Comandado por Escudero, Caceres e pelo primo de Messi, tivemos um excelente 2º turno de campeonato no ano de regresso à série A. Mas por que tanta desconfiança se os lideres do time e o treinador são os mesmos do ano passado? Por que se preocupar se, no papel, nosso time está melhor que no ano passado? Simples: mesmo o técnico sendo o mesmo do ano anterior, o seu primeiro semestre foi abaixo da crítica. Saiu do time para poder assumir um Flamengo decadente e conseguiu piorar o que já está ruim. Oito jogos pelo Fla e oito derrotas. Desempenho digno de pena. Os jogadores do time ultimamente se envolvem mais em confusões entre si do que jogam bola. Outro fator que inspira preocupação são os dados desfavoráveis: Pior mandante da série A; 3 modificações de treinador na temporada (times rebaixados fazem 4); número excessivo de contratações de jogadores (o último a ser contratado foi Edno, vindo da reserva da Ponte Preta na série B) sendo que a maioria não tem uma sequencia de jogos que permita garantir vaga de titular. De quem é a cuLpa* disso tudo? Óbvio! De quem manda. No caso o Srº Carlos Falcão, presidente do clube. Não existe especialista que me convença do contrário. O motivo do time estar nessa situação deplorável é da péssima gestão do presidente que, não tem nem como culpar a gestão anterior e justificar como "herança maldita" pois o mesmo fez parte com vice-presidente. 

Mas vamos em frente... Remetendo ao título do texto, afirmo que 2014 está com cara de 2013 pois vamos começar o nosso ano no 2º turno do Brasileirão. Nele, vamos jogar nossa vida. E quer saber, com a volta de Ney Franco, Escudero e Juan; com a chegada de 'Gatito" Rodrigues para o lugar do "mão de alface" do Wilson; com as contratações de Adriano, Luisito Garcia e Edno, afirmo com segurança: só caímos se a falta de vergonha na cara dos atores e do presidente se mantiver. Temos um bom elenco e provamos isso na quarta-feira contra o Sport pela Sulamericana. É possível. Temos um treinador que gosta de jogar pra frente e não tem medo de perder; temos jogadores de qualidade querendo se reafirmar no cenário nacional, tudo isto serve de motivação para todos (assim espero).



Espero, também, que este ano sirva de aprendizado para o ano seguinte. Aprendizado no quesito planejamento, aprendizado no quesito humildade (principalmente para o Sr° Falcão), aprendizado no quesito união dos jogadores, aprendizado no quesito respeito à instituição. Enfim, aprendizado em tudo que faltou neste ano perdido de 2014. Não podemos repetir os mesmos erros. Por isso, para não insistirmos no erro: Falcão, na boa, pede pra sair...





* a palavra cuLpa foi escrita desta forma para dar enfase. 

Nenhum comentário: