sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Paulo Baier: Será que um dos "gênios do futebol brasileiro" vai se aposentar?

Ontem o Criciúma dispensou 13 atletas além do técnico Toninho Cecílio, porém o curioso foi a dispensa do Idolo e artilheiro do clube neste ano: Paulo Baier, atleta de 40 anos que é conhecido pelo seu belo futebol e também por ser uns dos atletas mais velhos a atuar no futebol brasileiro de maior nível (Série A).

A dispensa foi pelo alto salário do jogador que girava em torno de 100 mil reais, valor fora de realidade do Criciúma principalmente se cair para a Série B, a lista de dispensa continua com Galatto, Gualberto, Eli Sabiá, Bruno Cortês, Martinez, Rodrigo Souza, Serginho, Rafael Costa, Roger Gaúcho, Souza, Higor e Luis Filipe.


Bom texto sobre a dispensa dos jogadores do Criciúma e comissão técnica.

Leia:  À beira do rebaixamento, Criciúma dispensa 13 jogadores e a comissão técnica

Paulo Baier é uns dos jogadores mais comentados das redes sociais e até hoje é homenageado pelos "memes" (significado do dicionário: fenômeno em que uma pessoa, um vídeo, uma imagem, uma frase, uma ideia, uma música, uma hashtag, um blog etc., alcança muita popularidade entre os usuários). Esse texto pretende homenagear o grande atleta que é (hoje boa parte dos jogadores preferem uma festa do que realmente jogar futebol), como retratar sua carreira.


Carreira de Paulo Baier:

Paulo César Baier começou a sua carreira como lateral-direito que apoiava muito bem no modesto São Luiz, de Ijuí/RS em 1995, depois teve sua primeira passagem pelo Criciúma (1997), Atlético Mineiro (1998 e 2001) com indicação do então técnico Carlos Alberto Torres, Vasco (1999), América Mineiro (2000, onde conquistou uma Copa Sul-Minas) e Botafogo (1999) sem grande alarde.

Em 2002 o sucesso começou a aparecer atuando no Pelotas na Copa Sul-Minas de 2002, o clube ficou em 14º lugar de 16 clubes, porém Paulo César como era chamado na época foi ter a sua segunda passagem pelo Criciúma diferente da 1ª passagem ele conquistou o título de campeão da Série B em 2002 e mudou de o nome de jogador de Paulo César para Paulo Baier como é revelado na sua fala:

"Quando eu cheguei ao Criciúma (aos 28 anos) já tinha um Paulo César lá. Começaram a me chamar de Paulo César Baier, que é o meu nome completo. Mas ficou muito longo. Surgiu o Paulo Baier. Gostei, pareceu mais forte. Já no Palmeiras (em 2006, aos 32 anos) fizeram um estudo, teve numerologia. E o resultado foi que o nome era melhor para mim. Então eu disse: “tá ótimo”. E Paulo Baier só tem um.

Em 2004 o ainda lateral-direito se transferiu para o Goiás (clube onde é tratado com um dos maiores ídolos da história) e nos dois anos de sua 1ª passagem conseguiu participar da Seleção da Bola de Prata do Brasileiro em 2004, além da conquista da vaga para a Copa Sul-Americana.


No final de 2005, Paulo Baier é anunciado como "presente de natal" do Palmeiras, ele começou mal a temporada porém depois da parada da Copa do Mundo de 2006 voltou a jogar como nos times anteriores tornando vice-artilheiro da equipe no Brasileirão. Em 2007 principalmente após a chegada do técnico Tite se tornou um dos líderes do elenco contudo reclamou de salários atrasados e voltou para seu antigo clube o Goiás.

A volta para o Goiás lhe fez bem mais uma vez voltou a jogar seu belo futebol conseguindo um marca difícil para os atletas atualmente: completar 200 jogos no mesmo clube, marca alcançada no jogo contra o Sport, em Recife no dia 9 de novembro de 2008. Curiosidade: Paulo Baier começou a se aventurar no meio-campo por causa que já havia um lateral-direito chamado Vitor (ex-Palmeiras e hoje está no Sport) e não deve ter se arrependido desta escolha.

Em 2009 era a maior contratação do Sport para Libertadores contudo a eliminação para o Palmeiras nas oitavas-de-final e a briga com o técnico Nelsinho Baptista deixaram a situação insustentável para o atleta.

No dia 4 de junho de 2009 começou a história de amor com o Atlético Paranaense, equipe onde passou cinco anos e que conseguiu um feito histórico para sua carreira: ser o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, seu gol de número 100 na competição foi contra o Criciúma no dia 13 de novembro de 2013. Apesar do ótimo campeonato brasileiro (conquistou o 3º lugar) e copa do brasil (perdeu a final para o Flamengo) não renovou com o clube paranaense em circunstâncias até estranhas juntamente com o técnico Vágner Mancini (hoje no Botafogo).


Neste ano teve sua 3ª passagem no Criciúma não sendo do jeito que a torcida carvoeira queria, contudo podemos ressaltar o seu 1º gol na sua volta contra o Figueirense pelo Campeonato Catarinense e o show particular contra o Fluminense pelo Brasileirão.

Observação: Seria uma pena a aposentadoria deste excelente atleta espero que ele consiga pelo menos um contrato até o final de 2015 com outro clube da Série A ou Série B. Obrigado ao maestro Paulo Baier por mostrar que ainda há comprometimento nos jogadores de futebol, esperamos você em algum clube em 2015.

Nenhum comentário: