segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Podemos voltar a acreditar na Seleção Brasileira?

O sonho da Copa do Mundo no Brasil foi concretizado. Foi um sucesso, chamado por muitos de "A Copa das Copas". A participação do Brasil, no entanto, mesmo considerando que o time chegou em 4º lugar, motivo de orgulho para muitos países, para nós, foi um fiasco, um verdadeiro vexame, dentro do próprio território. Até as quartas de final foi sofrido, mas o time foi passando, ganhando seus jogos. Veio a semifinal. A Alemanha, que começou atropelando Portugal na sua estréia, depois foi encontrando jogos cada vez mais difíceis até alí. Sofreu para eliminar a Argélia, nas oitavas de final, passou pela França nas quartas, pelo placar mínimo e chegou contra o Brasil, que para muitos poderia ser a final antecipada, um jogo equilibrado, decidido no detalhe. E realmente foi decidido no detalhe. Detalhe este nomeado como "apagão" e um humilhante 7x1, que poderia ter sido bem pior o estrago. Após este massacre, o time brasileiro ainda voltou em campo, para a disputa do 3º lugar contra a Holanda, mas veio outro vexame e mais 3x0 nas costas. Vários jogadores foram marcados como culpados pela torcida, o técnico Felipão, antes tido como um treinador feito para Copa do Mundo, foi amplamente contestado no comando da Seleção. Apenas Neymar escapou das críticas.

Terminada a Copa, Felipão deixou o cargo de treinador e a CBF trouxe de volta Dunga, que já havia sido treinador da Seleção, que mesmo com números expressivos, era contestado e não era a preferência da torcida. O clamor da torcida era de renovação. Dunga começa agora a reformular o elenco, ainda convocando alguns que participaram da Copa no Brasil, dando oportunidade a novos nomes, como Fred (meio campo), Philippe Coutinho (meio campo), Douglas Costa (atacante), Roberto Firmino (atacante), junto de jogadores que não participaram da última copa, como Kaká, Robinho e Miranda.

O retorno de Dunga à seleção não foi visto com bons olhos pela torcida, mas desde a sua chegada, o time não perdeu e também não tomou gols.
 Parte desta renovação, também já tem experiência com a camisa canarinho. Seis jogadores convocados atualmente por Dunga, tiveram sua importância na seleção sub-20, no ano de 2011. Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Oscar, Philippe Coutinho e Neymar fizeram parte do time que conquistou o mundial da categoria. 
Aos 22 anos, Neymar é a grande esperança da volta do bom futebol e a conquista de títulos da Seleção Brasileira. O craque já é o sexto maior artilheiro da seleção, com 42 gols.

Agora, estamos terminando o ano de 2014, com uma seleção, ainda sem uma cara bem definida, mas cheia de alternativas, que em 5 jogos, vieram 5 vitórias contra Colômbia, Equador, Argentina, Estados Unidos, Japão e Turquia, todas sem levar gols. O torcedor, aos poucos vai recuperando a confiança no time, ainda amedrontado e assustado com os 7x1 contra a Alemanha e, a cada jogo, deposita suas esperanças em Neymar, que atualmente é o grande destaque da Seleção. Que venha agora 2015, com o início das eliminatórias para a Copa da Rússia, em 2018 e também a Copa América, disputada no Chile.

Nenhum comentário: