domingo, 21 de dezembro de 2014

Atlético de Kolkata conquista título da Indian Super League.

A primeira competição de nível internacional produzida na Índia foi um sucesso, muitos jogadores conhecidos, muitos torcedores nos estádios e muito patrocínio fizeram a ISL (Indian Super League) um torneio com alto de nível de disputa.

Leia:  Indian Super League: Reduto de estrelas e Promessa de uma nova geração no país.

Contrariando nossos especialistas em futebol indiano, o Atlético de Kolkata foi consagrado campeão, clube que tem parceria com o poderoso Atlético de Madrid não possuía tantos atletas conhecidos do mundo de futebol, porém um deles foi primordial para o título: o meia espanhol Luis Garcia ex-Barcelona e Liverpool, foi considerado o melhor atleta da competição.


O time campeão é uma franquia do Atleti que é dividida entre um dos sócios do clube espanhol, três investidores indianos e um ex-jogador de críquete, esporte mais popular do país. No elenco tinha seis atletas espanhóis reforçando a identidade do futebol espanhol em terras indianas.


O vice-campeão, Kerala Blasters tinha como principal jogador o goleiro inglês David James ex-Manchester City, além de dois jogadores emprestados pelo Atlético Paranaense: o atacante Pedro Gusmão e o zagueiro Erwin.

Em um jogo difícil de resolver, o Atlético de Kolkata venceu o Kerala Blasters por 1 a 0, gol de cabeça do meia indiano Mohammed Rafique aos 49 minutos do 2º tempo levando 36 mil torcedores a loucura no Patil Stadium.


Foram somente três meses de competição e mais de 1.5 milhão de torcedores (média de 26 mil torcedores por partida) nos estádios, os favoritos para nossa equipe FC Goa (do técnico Zico e do meia francês Robert Pirès) e o Chennaiyin (do meia Elano e do zagueiro Materazzi) foram eliminados na semifinal.



Artilheiro da competição: Elano, 8 gols do Chennaiyin
Melhor goleiro: O tcheco Jan Seda, do FC Goa

Entrevista cedida pelo atleta Pedrão Gusmão, do Kerala Blasters ao site globo esporte:

- A cor principal do time é o amarelo, aqui eles gostam muito da seleção brasileira e acho até que eles tentaram imitar o Brasil, sendo amarelo também. E fica muito lindo o estádio todo amarelo. Todo mundo gritando, pulando, fazendo aquelas danças indianas que eles fazem aqui, batendo tambor. É muito legal e gostoso de jogar

- Eu nunca imaginei que a torcida aqui seria tão louca, tão alucinada pelo futebol e pelo Kerala Blasters. Quando vi fiquei muito feliz porque todo jogador gosta de jogar com casa cheia e estádio lotado. Estou muito feliz mesmo. A torcida apóia e é fanática, o carinho que eles sentem por nós é muito bom de receber. Jogar contra nós em Kochi (maior cidade da região de Kerala) é muito difícil, é uma atmosfera incrível e um barulho ensurdecedor

- Eles são loucos por futebol e pelo Kerala Blasters. Após um jogo em que fiz gol, dei passe e fui eleito o melhor em campo, eu simplesmente realizei um sonho de poder ser reconhecido pelo meu trabalho, fui ao shopping comprar algumas coisas para mim e não conseguia andar, porque as pessoas me paravam, pediam para tirar fotos e dar autógrafos. É muito gratificante, e esse carinho merece ser retribuído.

Nenhum comentário: