sábado, 10 de janeiro de 2015

Cadê os estádios cearenses?


Todo ano, quando começa a se falar sobre o campeonato estadual, um problema repetido é jogado na cara do torcedor e dos clubes cearenses. Aonde serão realizados os jogos dos clubes do interior? Porque isso? Porque nossos clubes não possuem algo nem parecido com um estádio de futebol, e os poucos que teriam, não conseguem tornar o estádio apto a receber os laudos para liberação das partidas.

Dois anos atrás eu havia postado sobre os problemas nos estádios cearenses que afetavam principalmente de São Benedito e Maracanã que hoje nem disputam a série A. Na verdade esses dois clubes subiram sem a menor condição de disputar um simples campeonato estadual em todos os aspectos e voltaram as divisões de acesso. Hoje o mesmo problema afeta Quixadá, Maranguape, Itapipoca e São Benedito. Esses quatro clubes não mandarão os jogos em suas cidades porque seus estádios não foram liberados por não terem condições mínimas para a realização das partidas.

Quem é o culpado por essa situação que se repete a cada ano? Bom podemos citar vários culpados, mas ninguém é mais culpado que a Federação Cearense de Futebol que presta um desserviço ao nosso futebol em simplesmente não realizar nenhum investimento em nossos clubes, principalmente os do interior que carecem de ajuda.

É papel da Federação reunir dirigentes, prefeitos, empresários e buscar investimentos em nossos estádios. Apenas culpar a pobres prefeituras do interior, que tem milhões de problemas para resolver, não ajuda em nada. Na verdade é apenas uma forma de esquivar do problema. A única entidade que lucra com a realização desse campeonato estadual é a FCF e é justamente a única que não investe um centavo para a realização do torneio. Na verdade a FCF não conseguiu realizar ainda nem a Taça dos Campeões Cearenses que se resume a uma partida que esse ano seria entre Ceará e Icasa, dois clubes que disputavam a série B nacional até poucos meses atrás.

O Sr. Mauro Carmélio devia fazer mais do que recolher os frutos. A quanto tempo se sabe quais clubes disputariam o torneio? Independente disso, porque não há uma iniciativa de juntar investimento público e privado para reformar os estádios do interior? Claro que para isso o campeonato tem que ser mais atrativo para os torcedores de cada cidade, para que a presença deles justifique os investimentos. Os torcedores precisam ser bem tratados e isso passa por uma grande reforma nos estádios que servem apenas para amontoar um sobre os outros como se já não bastasse o baixo nível técnico apresentado em campo.

A Federação deveria pegar parte do dinheiro que recebe e investir em CTs no interior para promover a formação de atletas nessas cidades que poderiam ser aproveitados pelos clubes locais. Se não investirmos no futebol do interior do estado nosso futebol tenderá a se acabar, processo que já ocorre com boa parte dos clubes.

Enquanto isso olhamos a tabela e vemos Quixadá jogando em Iguatu, São Benedito em Sobral, Itapipoca em Itapejé e Maranguape em Fortaleza, o que faz com que tenhamos o afastamento dos clubes de suas torcidas tornando o torneio ainda mais deficitário.

Curta os jogos em PAZ. Apoie seu clube ao lado de seus familiares!

Por Carlos Henrique Sousa - @ CHRSousa
carloshenrique.br@gmail.com

Nenhum comentário: