A Portuguesa é o quinto time do estado de São Paulo, o clube foi criado por portugueses e cerca de 100 mil descendentes ou não-descendentes torcem para este clube que nos últimos dois anos se rebaixou do patamar da Série A para Série C. Sem entrar muito em 2013, a Lusa foi rebaixada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela irregularidade do jogador Hevérton (atualmente está no Paysandu), o que gerou uma grande confusão entre os torcedores a favor da Portuguesa e os torcedores do Fluminense.
Esse rebaixamento trouxe consigo uma consequência irreparável aos cofres lusitanos, a equipe iria ganhar 29 milhões de reais pela participação para Série A desse ano, porém o rebaixamento fez um rearranjo na cota que diminuiu drasticamente para 3 milhões de reais para Série B. O presidente atual José Ilídio da Fonseca Lico já estava fazendo um planejamento para 2014 contando com a cota da Série A com o rebaixamento começou a crise salarial e estrutural no clube.
Em termos de elenco a Portuguesa mesmo com a crise não destoava dos times intermediários atletas como o zagueiro Brinner ex-Botafogo, o atacante Alemão ex-Santos e o volante Rudnei ex-Cruzeiro eram boas apostas, mas a falta de organização em termos de saída de atletas e de técnicos prejudicaram o clube. Nesse ano a Portuguesa teve sete técnicos (Vágner Benazzi, José Augusto, Guto Ferreira, Argel Fucks, Silas Pereira, Marcelo Veiga e Gerson Sodré), além das saídas de importantes atletas por falta de salários ou dispensas pontuais (Marcos Assunção, Bryan, Eduardo, Jussandro, André Vinicius, Willian Magrão, Rondinelly, Coutinho, Vander, Caion, Leandro Banana (Atualmente na Chapecoense) e Henrique (Artilheiro do Brasileiro pelo Palmeiras).
Outra situação foi a greve dos funcionários pelo pagamento de salários atrasados na última semana, muitos funcionários entraram na justiça cobrando a dívida que foi prontamente ressarcida pelo presidente na sexta-feira passada.
O rebaixamento foi decretado ontem na derrota para o Oeste por 3 a 0 no Municipal dos Amaros em Itápolis/SP, o clube que já teve Roberto Dinamite como atacante em 1989, o técnico Zagallo em 1999 e poderia ter contratado o ídolo argentino Maradona no começo de sua carreira (não o contratou por causa que se tratava de uma aposta) não poderia estar em uma situação tão deplorável como esta, agora na Série C só resta mostrar a força lusitana para subir para a segunda divisão do país.
Infelizmente a Portuguesa é vítima de um sistema que privilegia a tradição dos grandes clubes e deixam de lado os clubes de menor expressão, esperamos que a Lusa renasça e volte a brilhar em gramados nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário