sábado, 24 de janeiro de 2015

O cearense já começou


O cearense já começou. Aliás já vamos chegando na quarta rodada. O nosso estadual é assim, quando se ver já começou, quando se ver já se foi a primeira fase, quando se ver já estamos na final, quando se ver ficou para a história mais um título. Tão rápido que se passaram três rodadas e agora que tive um tempinho para fazer o primeiro post. Vamos aos fatos.

O primeiro jogo do Vozão em 2015 levou um bom público ao estádio Presidente Vargas. A saudade do clube do coração faz sempre o torcedor ir em peso aos primeiros jogos de cada temporada. Ver os novos atletas, observar as novidades do elenco, tudo é motivo para ir a campo ver o time estrear em mais um certame do nosso tão deficitário estadual.

A estreia agradou. Dentro do que era possível o time mostrou um bom toque de bola e mostrou que com sorte poderemos ter uma temporada 2015 bem melhor que a temporada 2014. A dupla de zaga mostra uma boa consistência. Sandro, que já é conhecido da torcida como um excelente zagueiro parece que estará bem acompanhado. Charles mostrou que não brinca em serviço e que é um xerife ao estilo que me lembra Vitor Hugo, companheiro de Airton em 1994.

Cametá foi voluntarioso e agudo pela direita e Eusébio, que voltou ao elenco, teve uma participação regular pelo lado esquerdo acompanhado de Tiago Costa que ainda não o defini como um lateral que compõe a zaga pelo lado esquerdo, ou um volante que sai para o jogo pelo lado esquerdo, parecido como João Marcos fazia em 2009, só que pelo lado direito. O fato é que Tiago Costa não dá viagem perdida, e não é a toa que já foi expulso na segunda rodada. Tiago Costa tem uma pegada forte e as vezes entra com força desproporcional nas jogadas. Merece uma conversa para ir com um pouco de calma ou essa expulsão será a primeira de muitas.

E o Ricardinho hein? A regularidade desse atleta me impressiona. Valeu a pena o esforço para renovar o seu contrato e evitar que o mesmo não fosse para a Bahia. Que belo gol na estreia e como fez falta na segunda rodada. Como o time cai de produção quando não se tem um jogador que tenha a inteligência para distribuir o jogo.



A estreia de Eloir, tão comentado quando foi contratado, não foi nem de perto o que se esperava. Fora de contexto do jogo, não entrou no mesmo ritmo dos demais, talvez por conta de ter treinado com o time de baixo e só por motivos de regularização ter estreado como titular. O fato é que até agora não vi o futebol desse rapaz, espero que apareça, afinal estamos apenas começando o ano.

Os meias e os atacantes do Ceará é o que mais me preocupa. Três jogos e vimos que o time ainda não se achou ofensivamente. As jogadas não se concretizam naturalmente. Vejo um time que toca bem a bola, vira o jogo de um lado para o outro, mas falta um camisa 10 que arme algo diferente, que em dois toques desarrume a defesa adversária. Talvez com a entrada de Macos Aurélio, ou até mesmo com Willian assumindo o papel de camisa 9 e a saída do Magnata da área para vir buscar mais o jogo isso possa melhorar, porque com o Magnata enfiado no meio dos dois zagueiros adversários ele irá produzir pouco, Magnata está isolado em nosso ataque e Marinho, Wesclei ainda não disseram o que vieram fazer aqui. Se o futebol desses dois últimos for esse que vi, temo pelo futuro.

Com tudo isso perdemos para o Guarasol quando não tivemos Magnata, JM e Ricardinho em campo, ou seja, sem os bons atletas de 2014 as caras novas do Vozão não passaram em um simples teste em Sobral. E no jogo contra o Guarani de Juazeiro o time não conseguiu vencer a marcação cerrada do time do Cariri. Só saiu o gol em um rebote de pênalti originado de um lance polêmico.




Me preocupa muito o time não ter evoluído em três jogos. Não entendi até agora o time que foi a Sobral. Uma formação estranha que não poderia dar em outra a não ser uma derrota. Espero que Dado, que me parece meio perdido, consiga achar uma formação ideal para essa equipe. Até agora só vi um time com um excelente goleiro, uma boa defesa, excelentes volantes, aliás, como tem volante nesse time, laterais no máximo regulares, confesso que prefiro Samuel a Cametá na direita e ainda aguardo a chegada de algum lateral esquerdo que venha tomar conta da posição, um meio campo que se define a um único nome, Ricardinho, e um ataque que ainda inexiste. Vamos ver o que vêm por aí, esse post já se alongou demais e amanhã irei novamente ao PV torcer por mais uma vitória.

Curta os jogos em PAZ. Apoie seu clube ao lado de seus familiares!

Por Carlos Henrique Sousa - @ CHRSousa
carloshenrique.br@gmail.com

Nenhum comentário: